Crianças passam a comer melhor com aulas de alimentação saudável

Alunos da Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral, no Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mudaram seus hábitos alimentares após a introdução de um programa contínuo de orientação nutricional que tem como principal objetivo combater o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo. O projeto é iniciativa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde e com o apoio do Instituto Givaudan.
Uma vez por mês, nutricionistas do programa Meu Pratinho Saudável visitam a escola e promovem um dia inteiro de atividades lúdicas e pedagógicas para orientar as crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos nas escolhas alimentares do dia-a-dia. A instituição de ensino foi escolhida para receber o projeto por se encontrar na área de atuação do Instituto Givaudan, que possui ainda ações de responsabilidade social.
As ações começaram no primeiro semestre de 2013, com um questionário de hábitos alimentares e avaliação nutricional. Após um ano, pesquisa com a repetição do questionário mostrou: 82% dos alunos informaram ter aumentado o consumo de frutas, 65% passaram a fracionar as refeições, 73% ampliaram a ingestão de frutas e legumes e 68% reduziram o consumo de gorduras.